Obras e Viação

Nova pavimentação das ruas Tapajós e Tupi entram na fase final

02/07/2024

Créditos: Reginaldo Leal

A Secretaria Municipal de Obras e Viação (SMOV) anuncia que a pavimentação das ruas Tapajós e Tupi, no balneário Imara, está na etapa final de conclusão dos trabalhos. Com mais de 70% concluída, elas fazem parte de um projeto que recebeu recursos estaduais do programa Pavimenta, com contrapartida do município.

O secretário Elton Kieser pontua que a obra tem um custo estimado de quase R$ 3 milhões, sendo R$ 1.79 milhão oriundos de recursos do estado e R$ 1,15 milhão do município, contemplando também o asfaltamento de toda a extensão da Avenida Imara, obra já concluída. A pavimentação da rua 12, que se torna rua Tapajós ao adentrar o Balneário de Imara, estende o novo pavimento à Rua Tupi chegando até a Avenida Beira-Mar. Todo o trecho está ganhando bloquetes, com extensão de 1.349 metros.

Do total, 838 metros da popular “Rua do Ônibus” já estão prontos, entrando agora para a finalização da obra na Rua Tupi até a Avenida Beira-Mar. Para tornar o trânsito na região mais seguro, a Rua Professora Helena Mafalda Dossena será asfaltada entre a Rua 12 e a Paraguassú. A intenção é que os carros que se deslocam pela Tapajós e a rua 12, sentido bairro-centro, entrem à direita na Rua Professora Helena Mafalda Dossena em direção à Avenida Paraguassú, tornando a primeira quadra da rua 12 mão única.

Junto ao novo calçamento, as vias também estão recebendo a troca das antigas lâmpadas de vapor de sódio pelas lâmpadas de led, que aliadas aos bloquetes, tornam a via toda mais clara, dando mais segurança à comunidade local.

O prefeito Ique Vedovato ressalta que a obra teve o contrato de início da pavimentação assinada em novembro de 2023, com prazo de conclusão da obra de um ano. As condições climáticas têm dificultado o andamento dos trabalhos, mas, ainda assim, ela será entregue antes do final do prazo.

“A comunidade já vê a diferença no dia a dia com as obras destas vias quase prontas, e quando ela estiver 100% concluída, vai melhorar a qualidade de vida da população local e também valorizar comercialmente a região, que está se desenvolvendo cada vez mais a cada obra que o nosso governo realiza”, enfatiza Ique.

Obras e Viação