Finanças e Planejamento Estratégico

Governo de Imbé entrega 80 matrículas de imóveis para moradores do balneário Albatroz

01/07/2024

Créditos: Ivan de Andrade

Dando sequência ao Programa Permanente de Regularização Fundiária, implementado pelo governo municipal, a Prefeitura de Imbé, por meio do Departamento de Habitação e Regularização Fundiária, da Secretaria Municipal de Finanças e Planejamento Estratégico (SEFIPE), realizou na manhã de sábado (29) a entrega de 80 escrituras a moradores do balneário Albatroz.

O ato, que aconteceu na praça da ERS-786, na esquina com a Avenida Albatroz, no balneário Albatroz, contou com a presença do prefeito Ique Vedovato, do vice-prefeito Régis Cacetinho, da titular da SEFIPE, Maria das Graças Matos, e do diretor do departamento, Sandro Pugliesi, além de outras autoridades e da população local.

“Estamos entregando não somente um pedaço de papel. Quem tem casa, quem tem o documento que atesta a sua propriedade, tem a garantia de que não vai perder aquele imóvel comprado com esforço, e que no dia que o proprietário faltar, vai deixar um bem para seus herdeiros e não um problema. Hoje, essas 80 pessoas têm o sentimento de proprietários. Estamos entregando dignidade e segurança, e isso é tratar nossos cidadãos com o respeito que eles merecem”, pontua Ique.

Sando Pugliesi destaca que a entrega dessas 80 matrículas para os moradores do balneário Albatroz é muito gratificante, pois é o resultado de um trabalho árduo coordenado pelo Departamento de Habitação e Regularização Fundiária.

“Hoje, essas famílias sairão daqui com mais dignidade e garantias, podendo finalmente dizer ‘essa casa é minha’. Trabalho cerca de dois anos aqui dentro da comunidade de Albatroz e me sinto honrado de fazer parte desse processo, pois a regularização significa cumprir com um dos princípios da constituição brasileira, que é a dignidade humana”, celebra Sandro.

Moradores que foram contemplados com a escritura do seu imóvel falaram sobre o que significa a conquista desse documento que atesta a posse de suas residências, como o morador de Albatroz, Antônio Carlos Oliveira Nunes, que há cinco anos tentava regularizar a sua propriedade.

“Eu agradeço a todos que me possibilitaram conseguir regularizar o terreno que eu comprei há cinco anos. Morava antes em Porto Alegre e não consegui regularizar minha casa lá. Agora eu tenho um lar, e desejo a mesma felicidade que eu estou sentindo aos que também receberam suas escrituras nesse dia”, ressalta o morador, um dos beneficiados com o título de propriedade.

Cíntia Vieira, moradora da região há 15 anos, também aguardava a sua escritura. Ela destaca que, a partir do Programa Permanente de Regularização Fundiária, finalmente passará a ter garantia de que o lugar onde mora é, de fato, seu.

“São 15 anos de incerteza que agora não existe mais. Minha casa agora, definitivamente, é minha”, festeja.

Finanças e Planejamento Estratégico