Campanha de vacinação contra a poliomielite foi cancelada no Estado

19/06/2024

Créditos: Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que a vacinação contra a poliomielite foi cancelada devido o desastre climático ocorrido no Estado. A campanha de vacinação prevista pelo Departamento do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde (DPNI/MS) foi adiada para outro período ainda não determinado pela área técnica do Ministério da Saúde.

A coordenadora do Departamento de Vigilância Epidemiológica da SMS, Caroline Pimenta, ressalta   que isso não significa que o município não tenha doses do imunizante para oferecer ao público-alvo. A estratégia que foi adiada, previa uma dose extra da vacina, e é esta dose que não está disponível no momento.

“A imunização contra a pólio ocorre aos dois, quatro e seis meses de vida com a vacina injetável e um reforço, aos 15 meses e aos quatro anos, com a vacina oral, mais conhecida como ‘gotinha’. A vacinação de rotina para as crianças menores de cinco anos de idade, pertencentes ao público-alvo, está disponível na rede municipal de saúde, em todas as salas de vacina do município, inclusive para crianças com esquemas de vacinação atrasados” finaliza a coordenadora.