Eficiência Enérgética

32% da iluminação pública de Imbé já conta com lâmpadas de LED

26/02/2024

Créditos: Reginaldo Leal

A meta do governo municipal de Imbé de substituir todas as lâmpadas de vapor de sódio por lâmpadas de LED caminha a passos largos para conclusão, prevista para setembro deste ano. Até o momento, 32% das luminárias já foram trocadas. Os trabalhos, que já contaram com apoio de empresas terceirizadas, atualmente são realizados exclusivamente com mão de obra própria do Departamento de Serviços Elétricos da Secretaria Municipal de Obras e Viação (SMOV) — e seguindo assim até o prazo final estimado pela prefeitura.

As luminárias com a tecnologia LED possuem maior luminosidade, são mais econômicas e têm maior durabilidade. Quando concluída, a qualificação do parque de iluminação da cidade representará um investimento em torno de R$ 2,5 milhões, ao passo em que a economia mensal nas contas de iluminação pública será de aproximadamente R$ 150 mil.

O prefeito Ique Vedovato, que acompanha de perto o andamento dos trabalhos, destaca que o projeto da nova iluminação pública da cidade é feito pelo Departamento de Eficiência Energética, criado em 2022, no seu governo. Imbé, aliás, é uma das poucas cidades brasileiras que possui um setor para projetos específicos de iluminação pública e gestão de energia do município, buscando sempre eficientização.

“Temos uma equipe qualificada que não mede esforços para deixar nossa cidade com as melhores condições de iluminação pública. A agilidade no atendimento das demandas de postes com lâmpadas queimadas e na aplicação dos projetos é notória. Parabenizo nossos servidores que estão atentos e trabalham para melhorar cada vez mais nosso parque de iluminação”, destaca Ique.

Conforme o prefeito, a cidade possui aproximadamente 11 mil luminárias. Destas, cerca de 3,5 mil já contam com a tecnologia LED. Recentemente, a prefeitura levou a melhoria a todas as ruas dos bairros Asa Branca e Courhasa. Além disso, importantes vias do município também tiveram as lâmpadas substituídas há pouco tempo.

É o caso das avenidas Imara e Beira-Mar (balneário Imara); Mariluz e Academia Riograndense de Letras (balneário Mariluz); Brasil (balneário Presidente); Mariluz Norte (balneário Mariluz Norte); Dep. José Antônio Daudt (balneário Marisul); e Nilza Costa Godoy (entre a Ponte Giuseppe Garibaldi e Avenida Caxias do Sul, no Centro), além das ruas Salgado Filho e Edith de Lourdes, no balneário Santa Terezinha.

As substituições, de acordo com Ique, também chegaram a outras avenidas, mas ainda não estão concluídas. Ele lembra que, por meio do Programa Procel Reluz, foram substituídas 1.427 luminárias. Através desta iniciativa, foram investidos mais de R$ 875 mil, sendo R$ 408.925,39 de recursos municipais e R$ 466.853,22 vindos através de recurso da Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional (ENBpar) que, à época da contratação do serviço, era a Eletrobras. O programa contemplou a totalidade ou trechos de diversas ruas e avenidas na região central de Imbé.

“Além dos benefícios econômicos e ambientais, a substituição das luminárias também contribui para a segurança pública, proporcionando uma iluminação mais adequada em vias e espaços públicos”, acrescenta Ique.

Ele lembra que os prédios de algumas escolas da rede municipal de ensino contam com placas de captação de energia solar. Hoje, na cidade, já é possível produzir energia suficiente para todas as estruturas da Secretaria Municipal de Educação (SMED).

“Por enquanto já temos uma economia anual, somando todos os prédios da SMED, de aproximadamente R$ 160 mil”, finaliza o prefeito.

TEXTO: Leandro Luz

Eficiência Enérgética