Notícias
Saúde
Imbé amplia vacinação contra o HPV para adolescentes e jovens de 15 a 19 anos
07/05/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Talis Ramon

A Prefeitura de Imbé, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), aderiu à campanha temporária de vacinação contra o HPV, que tem como objetivo resgatar adolescentes e jovens não vacinados e ampliar a cobertura vacinal contra o papilomavírus humano. A ação começou nessa segunda-feira (05) e segue até dia 31 de julho.
Durante esse período, adolescentes e jovens com idades entre 15 e 19 anos poderão se vacinar gratuitamente nas salas de vacina das unidades de Saúde da Família (USFs) Centro II, Nova Nordeste, Mariluz e Albatroz. A ampliação temporária da faixa etária é uma oportunidade importante para que mais pessoas tenham acesso à proteção oferecida pela vacina, que, fora desse período, é disponibilizada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) apenas para meninas e meninos de 9 a 14 anos.
A vacina contra o HPV é uma medida eficaz de prevenção contra o câncer do colo do útero, além de outros tipos de câncer e doenças causadas pelo vírus, que é transmitido principalmente por contato sexual. Fora da faixa etária preconizada pelo SUS, a imunização só está disponível na rede privada.
No Rio Grande do Sul, a meta da campanha é alcançar 90% de cobertura vacinal, o que representa mais de 289 mil jovens imunizados. Em Imbé, a secretária municipal de Saúde, Magda Dörr, reforça o chamado às famílias e aos jovens para que aproveitem a oportunidade e garantam a imunização.
“A vacinação contra o HPV salva vidas e é fundamental para prevenir o câncer do colo do útero e outras doenças graves. Pedimos que as famílias incentivem seus filhos a procurar uma de nossas unidades de saúde o quanto antes", afirma.
TEXTO: José Luiz Filho
Editoriais
Saúde
Compartilhe:
de
1