Notícias
Saúde
Vigilância Ambiental começa a usar novo sistema de monitoramento do mosquito Aedes Aegypti
08/01/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Ivan de Andrade
A Secretaria Municipal de Saúde ( SMS) através da equipe do Departamento de Vigilância Ambiental realiza na quarta-feira (08) a implantação de um novo modo de monitoramento do mosquito Aedes Aegypti na cidade.
O novo modelo, segundo a coordenadora da Vigilância Ambiental, Maria Elisa Menezes Silva serão as ovitrampas, que consistem em dispositivos que permitem identificar e monitorar a presença do mosquito em áreas estratégicas. Serão instaladas os sistemas de monitoramento durante a quarta-feira, quinta-feira e sexta-feira e a retirada ocorrerá a partir da segunda-feira (13) até a quarta-feira (15).
Agentes do departamento receberam capacitação em dezembro sobre o novo sistema, conduzida pela equipe técnica da 18ª Coordenadoria Regional de Saúde, da Secretaria Estadual da Saúde (SES).
A coordenadora afirma que a novidade possibilitará identificar os locais com maior incidência de proliferação do mosquito, permitindo assim uma ação mais eficaz no combate ao Aedes aegypti em determinadas localidades do município.
“A utilização das ovitrampas é uma medida que reforça a prevenção e a disseminação de doenças transmitidas pelo mosquito” enfatiza Maria Elisa.
TEXTO: Márcio Sardá
Editoriais
Saúde
Compartilhe:
de
3