Editorias
Sexta-feira, 09 de Fevereiro de 2024 18:05 - Saúde

Departamento de Vigilância Ambiental realiza ação sobre cuidados com águas-vivas

Foto: Márcio Sardá



O Departamento de Vigilância Ambiental, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alerta a população sobre os cuidados com as águas-vivas. Os relatos de banhistas que sofreram queimaduras nas últimas semanas têm aumentado de forma expressiva.

Geralmente, o público mais atingido são as crianças e surfistas. Os tentáculos das águas-vivas possuem células urticantes que em contato com a pele, podem causar dor local, erupção cutânea, bolhas e vermelhidão.

A coordenadora do Departamento de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Maria Elisa Menezes, salienta que a Vigilância Ambiental faz com que as pessoas aprendam e compreendem alguns assuntos com as orientações que são repassadas com máxima atenção.

“Realizamos esta ação das águas-vivas para poder de certa forma ensinar para as pessoas como lidar em caso de acidente e como cuidar do ferimento de forma efetiva” conclui Maria.

A recomendação é lavar o local do ferimento com água do mar e remover os tentáculos na pele de forma suave. Um palito de picolé ajuda na remoção desses tentáculos. Nunca se deve usar água doce para limpar a região afetada. Uso de vinagre no local afetado também é recomendado.

Outro detalhe importante, são os animais mortos na beira da praia, pois eles ainda podem causar queimaduras. Portanto, deve-se evitar tocar nesses animais quando encontrados na areia.

Em caso de acidente, a Casa da Saúde da beira-mar, localizada junto à Guarita Central dos Guarda-vidas, tem vinagre para os cuidados iniciais e a equipe está apta a executar os primeiros cuidados aos banhistas.

Os guarda-vidas usam a bandeira lilás para indicar presença dos animais na água. E em caso de dúvidas, o Centro de Informações Toxicológicas (CIT) pode dar maiores orientações através do telefone 0800-721-300, com plantão 24 horas, sete dias por semana.


TEXTO: Márcio Sardá

 

Fotos

09-FEV ÁGUA VIVA Uma imagem na galeria
Márcio Sardá

Foto: Márcio Sardá
Prefeitura de Imbé
Av. Paraguassú, 1144 - Centro
(51) 3627-8200 / 3627-8500