Desenvolvimento Social

Mais de 22 mil atendimentos de desalojados pelas enchentes foram realizados em Imbé

20/05/2024

Créditos: Alessandra Machado

Central de recebimento e distribuição de donativos às famílias atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul, o CTG Querência do Imbé, em parceria com a prefeitura, já registrou 22.278 atendimentos de pessoas, conforme o patrão Dilceu Bernardes. As portas do CTG estão abertas desde o dia 05 de maio, quando a situação ficou agravada e muitas pessoas migraram para Imbé.

Os trabalhos de seleção, organização e distribuição dos donativos são feitos por voluntários, membros da comunidade, integrantes da casa de tradicionalismo e servidores da prefeitura, que também atuam como voluntários. Além daqueles que estão em Imbé, foram atendidos desalojados que estavam ou estão em outras cidades da região. Segundo Dilceu, várias pessoas foram atendidas mais de uma vez, o que caracteriza o alto número de atendimentos.

Conforme os dados informados pelo patrão, cerca de 63 toneladas de donativos foram recebidos e distribuídos. A mobilização para auxiliar as pessoas, vindas na grande maioria das cidades da Região Metropolitana de Porto Alegre e da própria Capital, foi somada a três caminhões que vieram de cidades distantes, do interior de São Paulo e de Santa Catarina. Uma das cargas foi articulada pelo Governo Municipal, uma pelo CTG e outra pelo Rotary Club de Imbé.

A mobilização também contou com a distribuição de centenas de marmitas: conforme Dilceu, até a última sexta-feira (17), foram 2.366. Também foram distribuídas aproximadamente 2 toneladas de ração para os animais que vieram com as famílias.

O aumento de pessoas que dependem dos donativos também se reflete nos atendimentos médicos de urgência e emergência da cidade. Conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o Pronto Atendimento 24h quase dobrou o número de consultas no comparativo entre a primeira quinzena dos meses de abril e maio.

"Geralmente são atendidas, diariamente, de 130 a 150 pessoas por dia. Neste mês o número saltou para uma média de 250 atendimentos. Estamos acolhendo todos nossos irmãos gaúchos que precisam utilizar os serviços do município. Estamos fazendo um esforço gigante e faremos ainda mais para dar a melhor condição a todos que procurarem os atendimentos", afirma o prefeito Ique Vedovato.

A cidade contou com crescimento populacional além do esperado em plena baixa temporada, com a migração de veranistas. Felizmente, conforme o prefeito, a maioria deles estão com seus próprios recursos, mas Imbé tem muitas pessoas que chegaram somente com a roupa do corpo, veranistas ou famílias alojadas em casa de parentes e amigos.

"É a situação dessas pessoas que nos deixa preocupados. E é por elas que faremos um esforço ainda maior para qualificar o atendimento e a prestação de serviços. Em Imbé, não vamos deixar ninguém desassistido", conclui Ique.

Desenvolvimento Social