Editorias
Segunda-feira, 11 de Novembro de 2019 17:15 - Educação

Prefeito e CRE debatem ampliação de vagas para o Ensino Médio em Imbé

Coordenador do CRE esteve na Prefeitura nesta segunda Foto: Ivan de Andrade Coordenador do CRE esteve na Prefeitura nesta segunda

O crescimento na demanda de vagas para o ensino médio nas duas escolas estaduais de Imbé vem preocupando a Prefeitura. Nesta segunda-feira o prefeito Pierre Emerim e a secretária municipal de Educação e Cultura Joselaine Cardoso receberam a equipe diretiva da Escola Estadual de Ensino Médio Reinaldo Vaccari, liderada pela diretora Lenise Goulart da Silva, e o novo titular da 11ª Coordenadoria Regional de Educação do Rio Grande do Sul (CRE), Fabrício Soares.

 

Desde o ano passado a escola oferta quatro turmas de Ensino Médio a alunos da Zona Norte da cidade, num acordo entre estado e município com intermédio do Juizado da Infância e da Juventude de Tramandaí. Mas o crescimento do número de matrículas para 2020 aumentou a necessidade de expansão do ensino para quem está deixando o Ensino Fundamental. Para atender a demanda são estudadas possibilidades como construção de novas salas e a expansão de aulas para o turno da noite, com a criação de pelo menos mais duas turmas de alunos. “O nosso secretário de Educação tem se mostrado muito aberto aos apelos dos municípios para viabilizar as parcerias necessárias para não deixar nenhum aluno fora da escola. Mas precisamos pensar numa solução a médio e longo prazo”, enfatizou Soares.

 

O prefeito lembrou que o município tem sido parceiro das escolas estaduais. Além da EEEM Reinaldo Vaccari, a cidade ainda sedia a EEEM 9 de Maio, no Centro. Juntas, as duas instituições comportam 841 alunos matriculados no Ensino Médio. Para trabalhar a possibilidade de adequação das instituições e não prejudicar nenhum imbeense, o prefeito se mostrou favorável ao diálogo com a Secretaria Estadual de Educação (SEDUC), que é a responsável pela oferta de vagas do 1° ao 3° ano. “Me ofereço para ir a Porto Alegre defender a expansão do ensino médio aqui na cidade. Temos um crescimento significativo na oferta aqui na cidade e precisamos encontrar uma solução para este tema antes do início do próximo ano letivo”, afirma Pierre.

 

Ele ainda mencionou que, atualmente, o município não pode comportar os alunos da escola oriundos de um eventual fechamento de turmas de Ensino Fundamental para liberação de salas para o Ensino Médio. “Estamos iniciando a construção da nova EMEF Olavo Bilac, que ficará em Albatroz, mais centralizada para alunos da Zona Norte. Com isso o município poderá, a partir de 2021, oferecer mais vagas para desafogar a Escola Reinaldo Vaccari e, assim, ampliar o número de vagar para o Ensino Médio nesta instituição”, projeta Pierre.

 

Além da parceria para implantação do Ensino Médio na escola, a boa relação entre a instituição e a Prefeitura já garantiu ações positivas como a desapropriação de uma casa para ampliação das atividades e a realização de diversas ações de melhorias, que vão desde manutenções na área interna da escola até pintura e limpeza na área em frente ao prédio.

 


 

TEXTO: Talis Ramon

 

Prefeitura de Imbé
Av. Paraguassú, 1144 - Centro
(51) 3627-8200 / 3627-8500