Editorias
Quarta-feira, 19 de Junho de 2019 17:22 - Meio Ambiente, Pesca, Proteção Animal e Agricultura

Câmeras de monitoramento flagram crime ambiental no balneário Santa Terezinha

As câmeras de monitoramento da Prefeitura de Imbé flagraram o momento em que um homem, conduzindo um caminhão na avenida Salgado Filho, no balneário Santa Terezinha, estaciona em meio à via para descartar resíduos de construção civil. O crime aconteceu na última sexta-feira (14). As câmeras localizaram o autor pela placa do veículo e a infração ambiental aplicou multa de R$ 5.057,69. Conforme a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Pesca e Agricultura (SEMMAPA), essa é a segunda ocorrência ambiental detectada por câmeras desde a instalação do videomonitoramento, no início desse ano.

 

O crime foi enquadrado no Decreto Municipal 2392/2013 que institui o Plano Integrado de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil no Município, quando determina que este tipo de descarte deve ser feito somente na Central de Triagem e Resíduos.

 

De acordo com o secretário Clairton Alves, denúncias de situações de crimes ambientais, entre eles o descarte irregular de entulhos e lixo, esgoto, retirada de areia de áreas de preservação permanente, entre outros, podem ser feitos através do aplicativo WhatsApp, no fone 51 999992288. “Ao enviar a mensagem, o denunciante deve informar o endereço da infração ambiental, bem como enviar fotos que comprovem o fato”, destaca Clairton.

 

Já o titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito (SEMUSP-T), Marco Antônio Silva, afirmou que um dos vetores do Programa Imbé Mais Seguro é o videomonitoramento, que segue em pleno funcionamento, com operadores monitorando 24 horas por dia. “Quando for constatada irregularidade, de imediato, é comunicada ao órgão competente, quer seja a Brigada Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, além das secretarias, como nesse caso a do Meio Ambiente, quando flagramos o autor do veículo fazendo descarte de lixo no meio da via pública. A fiscalização foi comunicada imediatamente que identificou o condutor e emitiu multa. Além de auxiliar as autoridades, auxiliamos os fiscais do município”, concluiu.


Texto: Ronaldo Berwanger

Fotos

JUN - Descarte flagra 3 imagens na galeria

Foto:

Foto:

Foto:
Prefeitura de Imbé
Av. Paraguassú, 1144 - Centro
(51) 3627-8200 / 3627-8500