Editorias
Sexta-feira, 18 de Janeiro de 2019 16:37 - Gabinete do Prefeito

Prefeito de Imbé eleito vice-presidente da AMLINORTE

Prefeito Pierre presidirá AMLINORTE em 2020 Foto: Leandro Luz Prefeito Pierre presidirá AMLINORTE em 2020

O prefeito Pierre Emerim será o vice-presidente da Associação dos Municípios do Litoral Norte (AMLINORTE). Uma reunião entre os prefeitos da principal entidade representativa dos 23 municípios do Litoral Norte gaúcho, realizada em Osório, definiu Nei Pereira dos Santos, prefeito do Caraá, como presidente para a gestão 2019.

 

Um acordo realizado no ano passado havia definido que o chefe do Executivo imbeense presidiria a entidade neste ano. Um novo debate nesta manhã, no entanto, postergou o ingresso de Pierre no comando da AMLINORTE para 2020, e, consequentemente, a antecipação da gestão de Nei para este ano. Como a legislação eleitoral determina que prefeitos que eventualmente busquem a reeleição em seus municípios se desincompatibilizem de cargos em associações pelo menos seis meses antes do pleito, Nei precisaria encerrar o mandato na entidade antes do previsto, caso viesse concorrer à reeleição no próximo ano. Como o chefe do Executivo de Imbé já está no segundo mandato, não terá nenhum impedimento para conduzir a AMLINORTE no ano das eleições municipais.

 

Após o acordo, o prefeito de Caraá agradeceu aos prefeitos pela compreensão. “Meu muito obrigado a todos, principalmente ao prefeito Pierre, pelo entendimento e grandeza neste momento”, disse Nei. “É um momento de união entre todos os prefeitos que entendem a importância dessa entidade e a forma como os trabalhos devem ser conduzidos para que as cidades continuem crescendo”, sintetizou Pierre.

 

Sobre a AMLINORTE

 

A Associação dos Municípios do Litoral Norte (AMLINORTE) é uma associação civil, sem fins lucrativos, regida pelas normas do Código Civil Brasileiro e da Constituição Federal, fundada em 1996 com o objetivo de defender, representar e valorizar os 23 municípios do Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Integram a AMLINORTE os municípios de Arroio do Sal, Balneário Pinhal, Capão da Canoa, Capivari do Sul, Caraá, Cidreira, Dom Pedro de Alcântara, Imbé, Itati, Mampituba, Maquine, Morrinhos do Sul, Mostardas, Osório, Palmares do Sul, Santo Antônio da Patrulha, Tavares, Terra de Areia, Torres, Tramandaí, Três Cachoeiras, Três Forquilhas e Xangri-Lá.

 

Desde sua fundação, a entidade vem trabalhando fortemente em favor do conjunto de seus municípios, com o objetivo de promover ações voltadas ao desenvolvimento da região e em busca de soluções para demandas importantes no Litoral Norte. A Associação atua junto aos órgãos estaduais e federais e promove discussões sobre temas que envolvem a segurança pública, saúde, educação, turismo, meio ambiente, desenvolvimento sustentável, geração de emprego e renda e demais setores, com o objetivo de auxiliar no processo de crescimento dos municípios.

 

A AMLINORTE também fundou em 1998 o Consórcio Público Amlinorte, com a missão de disponibilizar a comunidade os serviços diversos, num sistema integrado entre os municípios, facilitando acesso e otimizando recursos. Em 2019 o Consórcio será presidido pelo prefeito de Cidreira, Alex Contini.

 


 

TEXTO: Talis Ramon

 

Prefeitura de Imbé
Av. Paraguassú, 1144 - Centro
(51) 3627-8200 / 3627-8500