Editorias
Quinta-feira, 18 de Janeiro de 2018 10:41 - Saúde

Município disponibiliza vacinas contra febre amarela

Febre Amarela Foto: DECOM Febre Amarela

A Prefeitura de Imbé, através da Secretaria da Saúde (SMS), informa que o município possui vacinas para imunização contra a febre amarela.

 

Segundo o secretário da pasta, enfermeiro Tierres da Rosa, a vacina sempre esteve disponível na rede de saúde de Imbé para pessoas que viajam para áreas endêmicas do Brasil e exterior. A partir deste ano, no entanto, a vacina passou a fazer parte do calendário de rotina para todo o estado do Rio Grande do Sul. Por isso, independente do fato de viajar ou não para uma área endêmica, a pessoa poderá ser vacinada. Mas ele ressalta que a situação não há razão para pânico. “O Rio Grande do Sul não está em alerta como outros estados. Não há motivo para desespero para fazer a vacina com urgência”, esclarece Tierres.

 

Em Imbé, a imunização pode ser feita em dois locais. Nas segundas e quartas-feiras as vacinas são disponibilizadas no Posto de Saúde 24 Horas (Rua Araranguá, 512, Centro), das 8h às 18h, sem fechar ao meio-dia. Já às sextas os moradores da Zona Norte têm acesso à imunização na Unidade Básica de Saúde de Mariluz (Avenida Paraguassú, esquina Rua Canoas, balneário Mariluz), das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h.

 

A estratégia de adotar dias específicos para a vacina, segundo o titular da SMS, se justifica. “O frasco da vacina, depois de aberto, tem curta validade. Desta forma o frasco que tem 10 doses cada pode ser melhor aproveitado, evitando o desperdício”, explica. “O ideal é que a população procure os locais indicados logo nas primeiras horas do dia”, complementa.

 

A dose única é recomendada para pessoas entre 9 meses e 60 anos de idade. Menores de 15 anos, no entanto, só terão acesso à imunização mediante apresentação da Carteira de Vacinação. Já os idosos com 60 anos ou mais, que nunca foram vacinadas ou que não possuam comprovante de vacinação, necessitarão avaliação e recomendação médica para definição de risco e benefício da vacinação, levando em conta o risco da doença e o risco de eventos adversos pós-vacinação.

 

A vacina é contraindicada para gestantes e mulheres que estejam amamentando crianças menores de 6 meses. Crianças abaixo dos 9 meses de idade também não precisam realizar a imunização. Já pessoas com HIV, câncer, doenças autoimunes ou outras situações excepcionais de saúde farão a vacina somente com recomendação médica. Outra orientação importante é voltada a quem fez a tríplice viral recentemente: a imunização contra a febre amarela só poderá ser feita após um intervalo mínimo de 30 dias.

 

Entenda a febre amarela

 

A febre amarela é uma doença febril aguda, causada por um arbovírus (vírus transmitido por mosquitos). Os primeiros sintomas são inespecíficos, como febre, calafrios, cefaleia (dor de cabeça), lombalgia (dor nas costas), mialgias (dores musculares) generalizadas, prostração, náuseas e vômitos. Após esse período inicial, geralmente ocorre declínio da temperatura e diminuição dos sintomas, provocando uma sensação de melhora no paciente. Em poucas horas – no máximo, um ou dois dias - reaparece a febre, a diarreia e os vômitos têm aspecto de borra de café.

 

Os casos de febre amarela no Brasil são classificados como silvestre ou urbana, sendo que o vírus transmitido é o mesmo. A diferença entre elas é o mosquito vetor envolvido na transmissão.

 

Na urbana, o vírus é transmitido ao homem pelo mosquito Aedes aegypti. Desde 1942 não é registrado nenhum caso no Brasil.

 

Na silvestre, os mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes transmitem o vírus e os macacos são os principais hospedeiros; nessa situação, os casos humanos ocorrem quando uma pessoa não vacinada entra em uma área silvestre e é picada por mosquito contaminado.

 

Na sazonalidade 2008/2009, o RS registrou 21 casos da febre amarela silvestre em humanos. Desde 1999, é realizada a vigilância de mortes de macacos, com o objetivo de verificar e antecipar a ocorrência da doença, pois a mortalidade destes animais pode indicar a presença do vírus em uma determinada região.

 

PREVENÇÃO: É possível fazer a intervenção oportuna para evitar casos humanos, por meio da vacinação das pessoas, e também evitar a urbanização da doença, por meio do controle dos mosquitos transmissores nas cidades.

 

# Dose - a imunização contra a febre amarela é feita em dose única, válida para toda a vida.

 

# Idade - de 9 meses até 60 anos. Menores de 15 anos serão vacinados somente com apresentação da Carteira de Vacinação. Pessoas com 60 anos ou mais, que nunca foram vacinadas ou sem comprovante de vacinação, deverão apresentar avaliação médica quanto ao risco/benefício da vacinação, levando em conta o risco da doença e o risco de eventos adversos pós-vacinação nessa faixa etária.

 

# Viajantes - quem for realizar viagens internacionais, deverá seguir as recomendações do Regulamento Sanitário Internacional (RSI). Já para viagens para áreas com recomendação de vacina, no Brasil, a imunização deverá obedecer as normas do Programa Nacional de Imunizações (PNI), sendo realizada pelo menos 10 dias antes da viagem. Para efeito do Certificado Internacional de Vacinação, o Brasil seguirá a modificação já aprovada no RSI, considerando a vacina febre amarela como de imunidade permanente, sem necessidade de revacinação.

 

# Contraindicação - a vacina não está indicada para os seguintes casos:

- gestantes e mulheres que estejam amamentando crianças menores de 6 meses (em casos especiais, apenas com receita médica);  

- crianças abaixo dos 9 meses de idade;

- pessoas com imunodepressão, que deverão ser avaliadas e vacinadas segundo orientações do Manual dos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE), apenas com receita médica;

- pessoas que fizeram a tríplice viral recentemente, devendo aguardar intervalo mínimo de 30 dias.

 

 


 

TEXTO: Talis Ramon

 

Fotos

JA - Febre Amarela 2 imagens na galeria
Febre Amarela DECOM
Febre Amarela
Foto: DECOM
Febre Amarela DECOM
Febre Amarela
Foto: DECOM
Prefeitura de Imbé
Av. Paraguassú, 1144 - Centro
(51) 3627-8200 / 3627-8500