Editorias
Segunda-feira, 16 de Outubro de 2017 16:30 - Educação

Palestras nas escolas integram Programação do Outubro Rosa

Palestras da ABAMI Foto: Divulgação Palestras da ABAMI

Desde a semana passada a ONG Amigas da Mama do Litoral (ABAMI) está fazendo palestras sobre o câncer de mama nas escolas municipais. A atividade é realizada em parceria com as secretarias municipais de Saúde, e Educação e Cultura. O objetivo é conscientizar as crianças e adolescentes sobre a doença para que não apenas possam multiplicar as informações, mas que também possam se cuidar desde cedo. As palestras são voltadas aos estudantes do 6º ao 9º ano.

 

Já foram realizadas palestras nas escolas Estado de Santa Catarina, Tiradentes e Manoel Mendes. As palestras terão sequência a partir desta terça-feira (17), na EMEF Rui Barbosa, na quarta-feira (18) na EMEF Norberto Martinho Cardoso e, na quinta-feira (19) na EMEF Olavo Bilac. Conforme a presidente da ONG, Daiana Esquici, ao final das palestras é entregue um formulário em branco para marcação de mamografia para as crianças/adolescentes levaram para casa. “Dizemos que é para entregarem para alguém especial que tenha mais de 40 anos”, destaca a Daiana.

 

Ela ressalta que a recepção da ideia em geral tem sido bem aceita pelas escolas. Tanto os mais velhos quanto as crianças mostram interesse sobre o assunto e demonstram ter mais conhecimento do que se imagina sobre o Outubro Rosa. “Tanto para nós como para as enfermeiras da Secretaria de Saúde tem sido uma grande experiência”, afirma.

 

CAMPANHA - Em paralelo as palestras, a Amigas da Mama está divulgando nas escolas municipais uma campanha de recolhimento de tampas de plástico, chamada de “Tampinha Legal”. Estas tampas serão recolhidas nas próprias instituições de ensino. “Até o dia 15 de novembro as escolas participarão de uma gincana disputando por quem recolherá mais tampinhas. O prêmio será dado pela ABAMI para a escola que arrecadar mais itens”, informa.

 

Os itens que podem ser são: Produtos alimentícios: óleo de cozinha, vinagre, sorvete, remédios, adoçante, etc. Higiene pessoal: acetona, creme dental, perfume, lenços umedecidos, xampu, cosméticos, etc. Higiene doméstica: detergente, alvejante, desengordurante, amaciante, etc. Outras: refrigerantes, bombonas de água de 20 litros, de embalagens de troca de óleo, etc.

 


 

TEXTO: Leandro Luz

 

Fotos

OU - Palestras ABAMI 4 imagens na galeria
Palestras da ABAMI Divulgação
Palestras da ABAMI
Foto: Divulgação
Palestras da ABAMI Divulgação
Palestras da ABAMI
Foto: Divulgação
Palestras da ABAMI Divulgação
Palestras da ABAMI
Foto: Divulgação
Palestras da ABAMI Divulgação
Palestras da ABAMI
Foto: Divulgação
Prefeitura de Imbé
Av. Paraguassú, 1144 - Centro
(51) 3627-8200 / 3627-8500