Editorias
Sexta-feira, 02 de Dezembro de 2016 17:26 - Meio Ambiente, Pesca, Proteção Animal e Agricultura

Prefeito participa de audiência por liberação da pesca do bagre

Reunião sobre pesca do bagre Foto: Talis Ramon Reunião sobre pesca do bagre

 

O prefeito Pierre Emerim esteve em Porto Alegre na segunda-feira (28), onde participou de uma reunião com a secretária de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Rio Grande do Sul, Ana Pellini. A pauta do encontro foi a liberação da pesca do bagre. Atualmente, dezenas de famílias vivem da pesca do peixe e estão impedidas de capturar a espécie, mesmo com abundância do pescado nas águas da Bacia do Rio Tramandaí.

 

A atividade foi proibida através de um decreto estadual homologado em setembro de 2014. A decisão foi fruto de um estudo de dois anos envolvendo 129 especialistas de 40 instituições. Coordenado pela Fundação Zoobotânica, o estudo analisou o risco de extinção de 1.583 espécies da fauna do Estado.

 

Foram avaliadas 403 espécies de peixes, sendo 325 de água doce, 45 de peixes ósseos marinhos e 33 de peixes cartilaginosos (tubarões e raias). Dentre as espécies enquadradas em alguma categoria de ameaça de extinção, 38 (52%) são potencialmente de interesse para a pesca, como o bagre, o dourado e o surubim. Desde lá diversas audiências foram realizadas com a juíza federal Clarides Reheimer que fez algumas solicitações parta a liberação da pesca do bagre, entre elas um novo estudo sobre a espécie.

 

Para o prefeito, a decisão que proíbe a pesca da espécie deveria ser revista com urgência. “Estamos lutando para que os pescadores possam trabalhar honestamente e ganharem seu sustento de forma digna. É uma luta que não vamos desistir”, resumiu. Uma nova reunião foi marcada para tratar do tema de forma mais abrangente, com a presença de outras autoridades no assunto.

Fotos

DZ - Bagre Uma imagem na galeria
Reunião sobre pesca do bagre Talis Ramon
Reunião sobre pesca do bagre
Foto: Talis Ramon
Prefeitura de Imbé
Av. Paraguassú, 1144 - Centro
(51) 3627-8200 / 3627-8500