Editorias
Segunda-feira, 11 12:33 - Fazenda

Tecnologia a serviço das finanças públicas: Imbé é destaque no ‘Estadão’

Finanças municipais em destaque no Estadão Foto: Reprodução Estadão Finanças municipais em destaque no Estadão

 

O trabalho de reabilitação da saúde financeira da Prefeitura de Imbé, iniciado em 2013, vem colhendo bons frutos quase oito anos depois da sua implantação. E o reconhecimento da austeridade pode ser visto até mesmo além das fronteiras municipais. No último domingo (10), a atuação exemplar da equipe da Secretaria Municipal da Fazenda (SEFAZ) no uso da tecnologia foi tema de reportagem no Estado de S. Paulo, o Estadão, um dos maiores jornais do Brasil.

 

A matéria, assinada pelo jornalista Matheus Lara, abordou o uso da inteligência artificial para tentar minimizar o quanto antes os problemas financeiros decorrentes da pandemia da Covid-19. Foi através da implementação de uma plataforma digital de integração de dados das diferentes áreas da administração pública e um “check-up” das finanças que o município garantiu mais de R$ 542 mil em seu orçamento. Entre as prioridades definidas pelo governo e apontadas pela reportagem estão redução e realocação de despesas e a captação de recursos transferidos pelo governo do Estado e pela União. “Com a plataforma, pudemos identificar onde e como buscar recursos federais e estaduais para diferentes áreas e controlar de forma integrada nossas despesas variáveis, como horas extras e diárias”, disse Maria das Graças Silveira de Matos, ex-secretária da Fazenda, ao Estadão. “A realidade de muitos municípios, principalmente pequenos, é esta. Os recursos estão ali, mas às vezes não há um setor específico com pessoas preparadas para otimizar os resultados. A tecnologia tem feito este serviço”, complementou.

 

O exemplo, além de positivo, é raro, conforme a reportagem. O relato destaca que a cidade é referência no entendimento da tecnologia enquanto ferramenta de gestão pública para trazer resultados concretos até no curto prazo, mas aponta que o município é visto como um ponto fora da curva no cenário nacional. A realidade analógica vivida pela maioria dos municípios brasileiros preocupa analistas ouvidos pelo jornal. E momentos de crise, como o da pandemia, devem impulsionar a necessidade de soluções inteligentes.

 

O prefeito Ique Vedovato, que responde interinamente pela SEFAZ, destacou a importância do reconhecimento do trabalho e da sequência da responsabilidade financeira na Prefeitura. “É um trabalho executado por muitas mãos. Tem a equipe técnica que identifica os pontos onde o município pode estar perdendo recursos e a equipe gestora que trabalha para corrigir os problemas e evitar o desperdício de recursos públicos”, detalhou. “A tecnologia, como destacou a reportagem, chega não apenas para facilitar a cobrança de imposto. Ela é usada como aliada para garantir que os investimentos sejam viabilizados e entregues à população”, concluiu o prefeito.

 

A reportagem também foi reproduzida no portal do Estadão. Para ler clique aqui.

 


 

TEXTO: Talis Ramon

 

Prefeitura Municipal de Imbé | Para viver sempre bem.
Av. Paraguassú, 1043
Fone: (51) 3627-8200