Editorias
Segunda-feira, 01 de Junho de 2020 11:56 - Gabinete do Prefeito

Alistamento militar segue até 30 de junho

Procedimento é feito de forma online e é obrigatório para nascidos em 2002

Alistamento militar segue até 30 de junho Foto: Divulgação / EB Alistamento militar segue até 30 de junho

Os jovens do sexo masculino nascidos em 2002 devem realizar o alistamento militar obrigatório até dia 30 de junho de 2020. O procedimento é feito totalmente online, através do site www.alistamento.eb.mil.br.

 

Conforme a secretária da Junta de Serviço Militar de Imbé (JSM 100), Maria Eloisa Hoffmann Baptista, no ato do alistamento virtual é necessário informar dados como RG e CPF, além de número de celular e endereço de e-mail válidos para confirmação do cadastro. Ela frisa que a JSM disponibiliza um computador conectado ao sistema do Exército Brasileiro para quem não tem acesso à internet ou necessitar de auxílio para realizar o processo. O órgão atende no Prédio Anexo I da Prefeitura, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, com limitação de um atendimento por vez em razão das regras de distanciamento social impostas após a pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

 

Já aqueles que perderam o prazo de alistamento – nascidos, portanto, antes de 2002 – precisam, obrigatoriamente, regularizar a situação pessoalmente na JSM. Além de RG, CPF, número de celular e endereço de e-mail, é preciso apresentar uma foto 3x4 atualizada e um comprovante de residência. “Nestes casos é cobrada uma multa pela perda do prazo, no valor de R$ 4,48. Nós emitimos a guia para pagamento na Junta Militar, o cidadão faz o pagamento em correspondente bancário e depois retorna para encaminhar o alistamento presencial”, explica Eloisa.

 

Jovens alistados em Imbé são dispensados do serviço militar obrigatório, mas devem prestar o compromisso à bandeira para receber o Certificado de Dispensa de Incorporação, documento que comprova a quitação do compromisso militar, indispensável para situações como prestação de concursos públicos, emissão de passaporte e matrícula em universidade, entre outras. “O compromisso à bandeira será agendado futuramente e o cidadão será notificado por meio dos canais de comunicação que fornecer no ato do cadastro, o que reforça a obrigatoriedade de informar corretamente telefone e e-mail para contato”, finaliza a chefe da JSM.

 

Mais informações sobre o alistamento militar obrigatório podem ser obtidas pelo telefone (51) 3627-8549.

 


 

TEXTO: Talis Ramon

 

Prefeitura Municipal de Imbé | Para viver sempre bem.
Av. Paraguassú, 1043
Fone: (51) 3627-8200