Editorias
Sexta-feira, 09 15:58 - Meio Ambiente, Pesca e Agricultura

Processo administrativo ambiental: entenda como funciona

O Departamento de Fiscalização Ambiental, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Pesca e Agricultura (SEMMAPA), trabalha diariamente, inclusive aos finais de semana, para atender as mais diversas ações que podem configurar crime ambiental. O descarte irregular de resíduos, como restos de construção civil, móveis velhos e podas de árvores, lideram, há muito tempo, as estatísticas da pasta.

 

Conforme a SEMMAPA, quando ocorre um caso de descarte irregular de resíduo, seja ele qual for, é emitida uma notificação para que o responsável pelo descarte faça o recolhimento no prazo de até cinco dias após o recebimento da notificação. Vale lembrar que, em muitos casos, os responsáveis pelo descarte não residem na cidade, o que aumento o tempo de recebimento da notificação. Caso o recolhimento não seja providenciado pelo contribuinte, a fiscalização emite um auto de infração, onde o valor inicial é de R$ 1 mil. “Um processo administrativo ambiental, para ser concluído com êxito, leva entre 12 e 18 dias”, ressalta o secretário Clairton Alves.

 

A medida pode não ser simpática para a comunidade, mas é a forma correta, conforme legislação, dos responsáveis pelo descarte incorreto de resíduos providenciarem o recolhimento. Além disso, não há gastos da Prefeitura no recolhimento deste material, a não ser em caso de auto de infração gerado. “Salientamos que não estamos deixando a cidade ‘suja’, e sim aguardando os responsáveis darem o destino final aos seus resíduos”, complementa Clairton.


A Prefeitura disponibiliza três locais para descarte de resíduos. A Central de Triagem fica na Rua Machado de Assis, ao lado da Escola Municipal de Ensino Fundamental Norberto Martinho Cardoso, no Bairro Nova Nordeste. Há duas estações de transbordo: uma no Centro Administrativo Municipal, aos fundos da Secretaria Municipal de Obras e Viação, com entrada pela Rua Herval, no Centro, e a outra no pátio da Subprefeitura de Santa Terezinha, na Rua José Antônio Daudt, em Santa Terezinha.


Texto: Leandro Luz

Fotos

AGO - Galhos Uma imagem na galeria

Foto:
Prefeitura Municipal de Imbé | Para viver sempre bem.
Av. Paraguassú, 1043
Fone: (51) 3627-8200