Editorias
Segunda-feira, 13 17:52 - Saúde

Diabetes e hipertensos: grupo inicia trabalho na Academia da Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria Municipal da Mulher e Direitos Humanos (SEMDHI) iniciou nesta segunda-feira (13) os trabalhos com o Grupo de Hipertensão e Diabetes. Interessados em participar ainda podem garantir presença nas atividades diretamente na Academia da Saúde, pois as inscrições encerram somente na próxima segunda-feira (20), mediante apresentação do cartão SUS do município. A titular da SEMDHI, Joseleine Barbosa participou da abertura.


 

A participação é aberta aos moradores de Imbé, mas as vagas são limitadas. São cinco encontros semanais nos dias 13 e 22 de maio, e 03, 17 e 24 de junho, com profissionais de áreas como enfermagem, farmácia, educação física e psicologia. “Montamos um cronograma de aprendizados e vivências onde todos terão espaço para relatar sua situação e buscar orientações dentro desses temas”, lembra o titular da SMS, enfermeiro Tierres da Rosa.

 


A Academia da Saúde está localizada na Praça da Emancipação (ao lado da Câmara de Vereadores), entre as ruas Herval, Sapiranga, Ataliba Kraey e Lagoa Vermelha, no Centro.

 


Sobre as doenças

 

Hipertensão e diabetes são duas das doenças crônicas que mais preocupam os profissionais da saúde em todo o mundo. Ambas são consideradas “assassinas silenciosas”, por não apresentarem maiores sintomas até o momento em que colocam em risco a vida do portador. Segundo dados do Ministério da Saúde, um em cada quatro brasileiros vive sob este risco por causa da pressão alta. No caso do diabetes, são 14 milhões de pessoas que precisam conviver com as limitações impostas pela doença.


 

Os riscos à saúde aumentam ainda mais quando a pessoa apresenta as duas enfermidades: é diabético e tem pressão alta. Como ambas as doenças se desenvolvem a partir de condições semelhantes, ligadas à falta de atividade física e à má alimentação, é cada vez mais comum encontrar casos assim. A combinação de hipertensão e diabetes afeta principalmente os idosos. Cerca de 30% dos brasileiros com mais de 60 anos têm as duas doenças, que são causadoras da maioria dos episódios de AVC e infarto.


Texto: Talis Ramon/Leandro Luz

Fotos

MAI - Diabetes e hipertensos 3 imagens na galeria

Foto:

Foto:

Foto:
Prefeitura Municipal de Imbé | Para viver sempre bem.
Av. Paraguassú, 1043
Fone: (51) 3627-8200