Editorias
Segunda-feira, 11 10:15 - Gabinete do Prefeito

Prefeitura disponibilizará posto de atendimento para cadastramento biométrico aos eleitores de Imbé

Prazo ocorrerá será entre os meses de abril e novembro de 2019

A Prefeitura de Imbé em parceria com a Justiça Eleitoral do Rio Grande do Sul iniciará a revisão eleitoral com cadastramento biométrico para o seu eleitorado a partir do dia 11 de março somente no Cartório Eleitoral de Tramandaí, das 12h às 19h, (Rua Caldas Júnior, 1.750, sala 103, Centro). Já em Imbé, o serviço será feito apenas por agendamento pela internet (www.tre-rs.jus.br), com previsão entre os dias 1º de abril a 13 de novembro de 2019, em um posto de atendimento instalado no Prédio Anexo I da Prefeitura (Avenida Paraguassú, n° 2017, Centro), das 9h às 11h e das 14h às 18h.

 

De acordo com o chefe do Cartório Eleitoral da 110ª Zona Eleitoral do RS, Paulo Roberto Framil Fernandes, os documentos necessários para o procedimento são comprovante de residência (água, luz, telefone) e documento oficial com foto. No entanto, Framil alerta que serviços como transferência de título de eleitor e confecção de novos seguem sendo feitos apenas na 110ª Zona Eleitoral em Tramandaí. Quem já efetuou coleta biométrica não precisará participar do processo.

 

“Alertamos que os eleitores não deixem para fazer a coleta biométrica na última hora. Haverá um limite para agendamentos. Poderá haver grandes filas no final do prazo. Quem já fez não é obrigatório”, alertou Framil.

 

Além de atualizar as informações da inscrição no Cadastro Eleitoral, o eleitor também será fotografado e terá as impressões digitais colhidas. Esse material será incluído no banco de dados da Justiça Eleitoral e auxiliará a coibir possíveis fraudes, como uma mesma pessoa possuir diversos títulos simultaneamente ou um eleitor tentar se passar por outro na hora da votação.

 

Quem não fazer o cadastramento biométrico no prazo poderá ter seu título eleitoral cancelado, ficando sujeito a alguns impedimentos, entre eles o de obter passaporte e carteira de identidade ou o de inscrever-se em concurso ou prova para cargo ou função pública.


Texto: Ronaldo Berwanger

Fotos

MAR - Urna eletrônica Uma imagem na galeria

Foto:
Prefeitura Municipal de Imbé | Para viver sempre bem.
Av. Paraguassú, 1043
Fone: (51) 3627-8200