Editorias
Segunda-feira, 03 16:27 - Educação e Cultura

Poesia de aluna imbeense é premiada em concurso do MPT

Comitiva imbeense recebeu prêmio do MPT Foto: Divulgação Comitiva imbeense recebeu prêmio do MPT

Sensibilizar crianças e adolescentes sobre a importância do combate ao trabalho infantil. Esse é um dos objetivos do Ministério Público do Trabalho (MPT) que promoveu na última quarta-feira (28) a cerimônia de premiação aos vencedores do Prêmio MPT na Escola. O evento, realizado na Procuradoria-Geral do Trabalho (PGT), em Brasília, contou com a participação de cerca de 400 pessoas entre estudantes, professores, procuradores e demais autoridades. O prefeito Pierre Emerim, o vice Ique Vedovato e a titular da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), Joselaine Cardoso, lideraram a comitiva imbeense que foi à Capital Federal acompanhar a cerimônia.

 

A estudante Clara Borges Dunke, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Mendes, conquistou o primeiro lugar na categoria Poesia, num trabalho coordenado pela professora Josaine Airold. Também foram selecionados os melhores trabalhos entre os vencedores das etapas estaduais nas categorias Contos, Curtas-metragens, Esquetes Teatrais, Músicas e Desenhos. Participaram da disputa alunos de Ensino Fundamental de 386 municípios de 11 estados e do Distrito Federal.

 

Na solenidade, a coordenadora nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância), procuradora Patrícia Sanfelice, ressaltou que a iniciativa tem como objetivo a conscientização sobre esse problema. “O MPT na Escola é um projeto que nos aproxima da sociedade a partir das escolas, então ele nos permite chegar com o tema do trabalho infantil em espaços que não eram explorados por nós. Há a possibilidade de dialogar com o professor, de conscientizar o professor para que ele trabalhe com os alunos e esse aluno leve para a sua casa e para a sua comunidade os malefícios do trabalho infantil, os mitos que estão em torno desse tema”, disse.

 

Já o prefeito Pierre Emerim comemorou a conquista do município. “É mais um grande prêmio para o nosso município, reconhecidamente um dos mais premiados do Litoral Norte em todas as áreas. Nossos investimentos em educação são contínuos e nos sentimos com sensação de dever cumprido cada vez que órgãos públicos reconhecem que todo o nosso empenho nesta área está rendendo frutos”, vibrou Pierre.

 

Confira a poesia vencedora:

 

Quero Trocar

 

Quero trocar a enxada do João

Por uma bola de sabão.

A vassoura de Maria

Por uma boneca que mia.

O ferro de passar de Roberta

Por uma bicicleta.

O trabalho de babá de Mirília

Por mais momentos em família.

 

Quero trocar o fogão de Isadora

Pela mochila que ela mais adora.

O esfregão de Yasmin

Por um par de patins.

A roçadeira de Lelê

Por um bambolê.

A coleta de mariscos de Leonardo

Pelo livro tão sonhado.

 

Quero trocar a carroça de areia do Bruno

Pelo jogo de Uno.

O facão de Rafael

Por uma pipa que cruza o céu.

A venda de bala de Daniel na sinaleira

Por uma lapiseira.

A rede de pesca de Cecília

Por uma corda que trilha.

 

Quero trocar o pedido de esmola

Por dias na escola.

O trabalho duro

Por um futuro seguro.

Quero trocar o trabalho infantil

Pela educação como mágica de varinha.

Este é um sonho que eu sempre tenho

Prazer, me chamo Clarinha.

 

Autora: Clara Borges Dunke

EMEF Manoel Mendes - Turma 52

 


 

TEXTO: Talis Ramon

 

com informações da Assessoria de Comunicação do MPT

 

      

Prefeitura Municipal de Imbé/RS
Av. Paraguassú, 1043
Fone: (51) 3627-8200