Editorias
Segunda-feira, 11 14:25 - Saúde

ESF Nova Nordeste promoveu novo Encontro com Gestantes

Encontro de Gestantes Foto: Alexandre Nogueira Encontro de Gestantes

Na terça-feira (04) a unidade Estratégia Saúde da Família (ESF) do Bairro Nova Nordeste promoveu novo Encontro com Gestantes moradoras de Imbé. Nesta edição o tema foi a depressão pós-parto. A atividade contou com a presença do psicólogo Regis Soster e da enfermeira Carolina de Andrade, chefe da unidade, além da equipe de funcionários do ESF. Alguns pais também estiveram presentes.

 

A depressão pós-parto é um tema muito debatido na área da saúde. Conforme Carolina, trata-se de um assunto que inicia nas unidades de saúde de bairros, passando por grandes hospitais em seus setores pediátricos.

 

De acordo com o site Brasil Baby Center, este tipo de depressão é comum e pode atingir 10% das mulheres que tiveram bebês. Os sintomas incluem ansiedade, falta de energia e mudanças no padrão de sono e de alimentação. 



A depressão pós-parto é bem mais séria do que uma melancolia passageira. A grande maioria das mulheres se sente triste nas primeiras duas semanas depois do parto, no chamado blues puerperal, mas é uma melancolia que vai embora sozinha. 



No caso da depressão pós-parto, a tristeza e a falta de energia não melhoram conforme o tempo passa. A mulher não vê graça em quase nada e as situações prazeirosas são cada vez mais raras. 



Ainda segundo o portal é importante que a mulher ou algum familiar reconheçam logo a depressão, para que ela receba o apoio e o tratamento necessários. Sem tratamento, a depressão pode durar meses e até anos. “Os especialistas não têm uma explicação exata para a depressão pós-parto, mas acreditam que seja uma combinação de fatores hormonais, ambientais, psicológicos e genéticos”, finaliza o artigo publicado sobre o tema. 
 


 

TEXTO: Leandro Luz

 

Prefeitura Municipal de Imbé/RS
Av. Paraguassú, 1043
Fone: (51) 3627-8200