Editorias
Quinta-feira, 18 de Maio de 2017 15:46 - Educação e Cultura

Maio Verde no combate ao tabagismo

Maio Verde - ESF Nova Nordeste Foto: Alexandre Nogueira Maio Verde - ESF Nova Nordeste

O Estratégia de Saúde da Família Nova Nordeste (ESF) realizou na última terça-feira (16) uma “Sala de Espera”, com aproximadamente 60 pacientes que aguardavam consultas, onde o assunto em pauta foi “os malefícios do uso do cigarro”. A coordenadora do ESF, enfermeira Camila Alves, agentes de saúde e demais funcionários, distribuíram folhetos e falaram sobre o assunto.

 

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo o mundo, sendo responsável por 63% dos óbitos relacionados às doenças crônicas não transmissíveis. Dessas, o tabagismo é responsável por 85% das mortes por doença pulmonar crônica (bronquite e enfisema), 30% por diversos tipos de câncer (pulmão, boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, rim, bexiga, colo de útero, estômago e fígado), 25% por doença coronariana (angina e infarto) e 25% por doenças cerebrovasculares (acidente vascular cerebral). Além de estar associado às doenças crônicas não transmissíveis, o tabagismo também é um fator importante de risco para o desenvolvimento de outras doenças, como tuberculose, infecções respiratórias, úlcera gastrintestinal, impotência sexual, infertilidade em mulheres e homens, osteoporose, catarata, entre outras.

 

De acordo com a OMS, o consumo de tabaco e seus derivados mata milhões de indivíduos a cada ano. Se a tendência atual continuar, em 2030 o tabaco matará cerca de 8 milhões por ano, sendo que 80% dessas mortes ocorrerão nos países da baixa e média renda.  

 


 

TEXTO: Leandro Luz

 

Fotos

MA - Maio Verde 3 imagens na galeria
Maio Verde - ESF Nova Nordeste Alexandre Nogueira
Maio Verde - ESF Nova Nordeste
Foto: Alexandre Nogueira
Maio Verde - ESF Nova Nordeste Alexandre Nogueira
Maio Verde - ESF Nova Nordeste
Foto: Alexandre Nogueira

Foto:
Prefeitura Municipal de Imbé/RS
Av. Paraguassú, 1043
Fone: (51) 3627-8200