Editorias
Quinta-feira, 17 09:09 - Fazenda

Imbé já está emitindo Nota Fiscal Eletrônica

Imbé já está emitindo a NFS-e Foto: Talis Ramon Imbé já está emitindo a NFS-e

O município de Imbé já está emitindo a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e). O documento fiscal de existência, que substitui a nota fiscal de serviços impressa nas operações sujeitas ao Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), foi implantada no último dia 1° de agosto pela Secretaria Municipal da Fazenda (SEFAZ), através do Setor de Fiscalização Tributária.

 

Na última segunda-feira (14) o prefeito Pierre Emerim recebeu a titular da SEFAZ, Maria das Graças Matos, e o chefe da Fiscalização Tributária, Cristian Castilhos, para falar sobre os primeiros dias do serviço no município. Segundo Castilhos, a implementação da NFS-e, além de diminuir o uso de papel, traz benefícios para a sociedade e para as empresas. “É uma ferramenta que oportuniza a realização de negócios e empregos na prestação de serviços vinculados à nota eletrônica, com acesso facilitado à consulta de regularidade de documentos fiscais”, comenta. “A empresa ganha em agilidade na emissão e entrega do documento fiscal para o cliente, desburocratizando o procedimento”, complementa.

 

Para Graça, a implantação da NFS-e contribui com a eliminação de fraudes relacionadas à autorização e emissão de documentos fiscais, aprimorando o controle fiscal e dando mais rapidez e eficiência na obtenção dos registros de operações de prestação de serviços. “É um mecanismo que nos dá a possibilidade de otimizar a atuação das administrações tributárias municipais através da adoção de solução tecnológica que propicie o aperfeiçoamento dos procedimentos fiscais”, explica. “Melhora a qualidade das informações obtidas, com a consequente diminuição dos custos e possibilidade de intercâmbio entre os fiscos”, salienta ela.

 

O chefe do Executivo frisa que a utilização do serviço será obrigatória no município a partir de 1° de janeiro de 2018. “É um serviço importante que implantamos para oferecer aos prestadores de serviços a possibilidade de emitir a nota fiscal eletrônica em seu próprio domicílio fiscal através da internet, agilizando o procedimento burocrático e diminuindo as despesas. Sem contar que, para a Prefeitura, é mais uma forma de combate à sonegação fiscal, que tanto prejudica os cofres públicos”, avalia Pierre Emerim.

 

Para aderir à Nota Fiscal de Serviços Eletrônica, os prestadores devem comparecer ao Setor de Fiscalização Tributária, localizado junto ao Centro Administrativo Municipal (Avenida Paraguassú, 1043, Centro), de segunda a sexta, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 18h.

 

Para mais informações sobre o serviço clique aqui.

 


 

TEXTO: Talis Ramon

 

Prefeitura Municipal de Imbé/RS
Av. Paraguassú, 1043
Fone: (51) 3627-8200