Editorias
Quarta-feira, 09 de Setembro de 2020 17:53 - Saúde

NOTÍCIA FALSA: Termômetros infravermelhos fazem mal à saúde

Tem circulado nas redes sociais e aplicativos de mensagens nos últimos dias, a informação de que o termômetro infravermelho, utilizado na testa, causaria danos ao cérebro, podendo atingir a glândula pineal dentro da cabeça e causar até câncer. Isso tudo é FALSO.

 

De acordo com um artigo publicado na UFRGS, o termômetro que usa infravermelho para aferir a temperatura não emite radiação infravermelha, apenas recebe e analisa a radiação infravermelha emitida pelo próprio corpo humano. O laser utilizado nos termômetros, somente indica para quem está operando o termômetro, o local que está sendo observado, esta luz vermelha não tem o poder de penetrar a cabeça de alguém.

 

Sobre aferir a temperatura no pulso, pode resultar na diferença de alguns graus para menos, pois a temperatura nas extremidades do corpo costuma ser mais baixas. Por conta disso, a aferição na testa é mais fidedigna para estes aparelhos, os termômetros infravermelhos foram feitos para serem utilizados na testa.

 

Em Imbé é obrigatória a aferição de temperatura corporal dos clientes e funcionários que entrarem em estabelecimentos com área igual ou superior a 300 metros quadrados, conforme Decreto Municipal nº 3.673.

Fotos

SET20 - FAKE termômetros Uma imagem na galeria

Foto:
Prefeitura de Imbé
Av. Paraguassú, 1144 - Centro
(51) 3627-8200 / 3627-8500