Editorias
Segunda-feira, 13 de Janeiro de 2020 16:40 - Saúde

Casa da Saúde da Beira-Mar já realizou mais de 400 atendimentos em 2020

Casa da Saúde na beira-mar está aberta diariamente Foto: Ivan de Andrade Casa da Saúde na beira-mar está aberta diariamente

Os moradores e veranistas que circulam pela orla da Avenida Beira-Mar, no Centro de Imbé, têm um ponto dedicado aos cuidados com a saúde: é a Casa da Saúde, estrutura montada junto à Guarita 133, a Guarita Central dos Guarda-Vidas, localizada na esquina com a Avenida Santa Rosa. Somente nos 12 primeiros dias de 2020 já foram registrados 425 atendimentos primários, ou seja, aqueles que não necessitam maiores cuidados ambulatoriais e médicos.

 

A verificação de pressão arterial é o procedimento mais solicitado, com 311 aferições durante o período. Os testes de HGT, que verificam o nível glicemial do corpo, foram feitos 78 vezes. “Neste caso priorizamos os diabéticos e recomendamos que a pessoa venha em jejum de, no mínimo, seis horas”, explica a técnica em enfermagem Andressa Costa. Também foram realizados 20 testes rápidos, usados para detecção de doenças sexualmente transmissíveis, e quatro curativos.

 

Um número que chama atenção é o de atendimentos decorrentes do contato com água-viva, que atingiu índices expressivos no final do ano passado. Em 2020, porém, foram apenas 12 procedimentos realizados na Casa da Saúde. “Nós fazemos a aplicação do vinagre na área atingida. É o líquido mais recomendado para este tipo de lesão, que tem sido muito comum nas últimas temporadas de verão”, explica a coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município, enfermeira Caroline Pimenta. “Mas pelo que temos notado os próprios banhistas já estão trazendo de casa o líquido para aplicação, como forma de precaução”, complementa.

 

A Casa da Saúde da Beira-Mar está aberta diariamente – inclusive aos finais de semana – das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, e conta com técnico de enfermagem para realização dos procedimentos.

 


 

TEXTO: Talis Ramon

 

Prefeitura de Imbé
Av. Paraguassú, 1144 - Centro
(51) 3627-8200 / 3627-8500