Editorias
Sexta-feira, 29 de Novembro de 2019 15:23 - Meio Ambiente, Pesca, Proteção Animal e Agricultura

SEMMAPA pede para que comunidade colabore com a limpeza da cidade

População não pode descartar irregularmente lixo e entulhos nas calçadas, ruas e áreas públicas

A Prefeitura Municipal de Imbé pede a colaboração da população a participar e ajudar a manter a cidade limpa. O poder público ressalta que não se jogue entulhos e materiais sem serventia em ruas, calçadas, terrenos e vias públicas porque não faz o recolhimento de podas, móveis velhos ou outros resíduos sólidos volumosos. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Pesca, Proteção Animal e Agricultura (SEMMAPA) informa que não está previsto e incluso no IPTU o recolhimento deste tipo de resíduo, exceto o lixo doméstico devidamente ensacado e disposto em lixeiras (este é tarifado no IPTU).

 

“Não é justo com a comunidade utilizar recursos públicos para recolhimento de entulhos de particular, parcela da população ainda insiste que é obrigação da prefeitura recolher entulhos, podas e outros resíduos volumosos. Ao jogar lixo no chão e não zelarem pela limpeza das calçadas e das ruas em frente suas residências, os munícipes contribuem para que ocorra o entupimento de bueiros, provocando alagamentos e trazendo prejuízos para a comunidade e os próprios moradores”, disse o titular da SEMMAPA, Clairton Alves.

 

Alves ainda ressaltou que é obrigação do dono do imóvel dar a destinação final, transportar seu resíduo sólido volumoso até um dos pontos de recebimento gratuito de entulhos ou contratar uma empresa de tele-entulho ou transportadora credenciada na Prefeitura.

 

Evite notificações e multas, não deixe na calçada, nas ruas, terrenos e outras área públicas entulhos, podas e outros resíduos. Quando o assunto é limpeza, a responsabilidade é de todos. Manter uma cidade limpa é ao mesmo tempo um direito e um dever. Todo mundo pode e deve ajudar.


Texto: Ronaldo Berwanger

Fotos

NV - Descarte irregular 2 imagens na galeria

Foto:

Foto:
Prefeitura de Imbé
Av. Paraguassú, 1144 - Centro
(51) 3627-8200 / 3627-8500