Editorias
Sexta-feira, 04 de Outubro de 2019 17:33 - Saúde

9º Outubro Rosa é aberto oficialmente

A 9ª edição do Outubro Rosa, movimento internacional de luta contra o câncer de mama, foi aberta oficialmente em Imbé na tarde desta sexta-feira (04) em solenidade com a presença de diversas autoridades, no Salão Medianeira, no Centro. Inicialmente o ato deveria ocorre na Casa Rosa, sede da ONG Amigas da Mama do Litoral (ABAMI), mas devido ao tempo chuvoso o local foi transferido. Diversas autoridades, entre elas o prefeito Pierre Emerim participaram do ato. O 9º Outubro Rosa têm ampla programação e acontece na parceria entre a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Secretaria Municipal da Mulher e Direitos Humanos (SEMDHI), com a ABAMI. O evento ainda contou com a participação dos alunos da Escola de Música Guaracyra Ramos Kramer.

 

Este ano a Amigas da Mama do Litoral segue o tema nacional proposto pela Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA): “Me Trate Direito”, o qual demonstra que toda mulher é única e cada câncer de mama é singular. O Outubro Rosa 2019 chamará atenção para o acesso à personalização do tratamento, seja ele médico ou com respeito aos direitos do paciente como ser humano.

 

A presidente da Amigas da Mama, Daiana Godoy, ressaltou o papel das voluntárias que atuam na ONG como fundamental para que as ações do Outubro Rosa pudessem ocorrer. Ela também destacou a parceria da Prefeitura nas atividades. O prefeito Pierre Emerim lembrou o pioneirismo de Nilza Costa Godoy, que presidiu e fundou a ABAMI, foi vice-prefeita, vereadora e secretária municipal. “Ela foi a maior autoridade política que tivemos em toda história da nossa cidade e a maior lutadora contra o câncer de mama. Nos deixa saudades e um legado que Imbé e o Estado do Rio Grande do Sul levarão para sempre”, disse Pierre.

 

O prefeito de Palmares do Sul, Maurício Muniz, o vice-prefeito de Xangri-Lá, Érico de Souza Jardim, o Xoto, e o presidente da Câmara de Vereadores de Imbé, Vilmar Martins, o Nico, também discursaram e ressaltaram o papel de Nilza Godoy.

 

A programação do 9º Outubro Rosa segue até o dia 31 deste mês. Neste sábado (05), novamente no Salão Medianeira, ocorre o Chá do Outubro Rosa, com a escolha da garota e soberana Rosa.

 

 

Programação

 

05/10 – Sábado

16h: Chá do Outubro Rosa - Escolha da garota e soberana Rosa

Local: Salão Medianeira

 

07 a 18/10

Semanas de Ações de Educação em Saúde para educandos

Local: Escolas municipais e estadual:   

- Reinaldo Vacari - Norberto M. Cardoso - Rui Barbosa - Estado de StªCatarina - Olavo Bilac - Tiradentes - Manoel Mendes - 9 de Maio

 

19/10 - Sábado Dia D

9h-17h: Dia D nas Unidades de Saúde: - Solicitação de exames de imagem; - Exame clínico das mamas; - Coleta de CP; - Testes rápidos; - Vacina do Sarampo (conforme calendário nacional para a idade de cada mulher).

Local: UBS Mariluz - ESF Nova Nordeste - Academia da Saúde

 

21 a 25/10

Semana de Ações de Educação em Saúde para comunidade

Local: Bairros zona norte:

22/10, 15h: Stª Terezinha :  Clube de Mães  

23/10, 15h: Albatroz. Travessa 4, 1009.

 

26/10 - Sábado

10h: Caminhada do Outubro Rosa

Local: Saída da ponte até a casa rosa.  

 

28 a 30/10

Semana de Ações de Educação em Saúde para: - comunidade - servidoras públicas

Blitz de conscientização (para comunidade)  

Consulta itinerante (para servidoras públicas)

 

31/10 - Quinta-feira

14h: Encerramento do Outubro Rosa: - Roda de conversa sobre enfrentamento do Câncer de Mama - Relato de mulheres vencedoras

Local: Academia da Saúde


Texto: Leandro Luz

Fotos

OUT - Abertura Outubro Rosa 9 imagens na galeria

Foto:
Ivan de Andrade

Foto: Ivan de Andrade
E Ivan de Andrade
E
Foto: Ivan de Andrade
A Ivan de Andrade
A
Foto: Ivan de Andrade
Ivan de Andrade

Foto: Ivan de Andrade
Atividades seguem até Ivan de Andrade
Atividades seguem até
Foto: Ivan de Andrade
Atividades seguem até o dia 31 de Ivan de Andrade
Atividades seguem até o dia 31 de
Foto: Ivan de Andrade
Atividades seguem até o dia 31 de outubro Ivan de Andrade
Atividades seguem até o dia 31 de outubro
Foto: Ivan de Andrade
Atividades se Ivan de Andrade
Atividades se
Foto: Ivan de Andrade
Prefeitura de Imbé
Av. Paraguassú, 1144 - Centro
(51) 3627-8200 / 3627-8500