Editorias
Sexta-feira, 04 de Outubro de 2019 10:44

Cartório Eleitoral de Tramandaí faz mutirão para cadastramento biométrico de eleitores de Imbé

O Cartório Eleitoral de Tramandaí fará neste sábado (05) e domingo (06) um mutirão para o cadastramento biométrico dos eleitores de Imbé. O atendimento será das 12h às 18h, na 110ª Zona Eleitoral em Tramandaí (Av. Caldas Júnior, 1750 - salas 103, 104 e 203). A intenção é facilitar a vida dos eleitores que têm pouco tempo nos dias úteis.

 

Faltando pouco mais de um mês para o encerramento do prazo para o cadastramento biométrico, pouco mais de 10 mil do total de 18.549, ou 56,23%, dos eleitores de Imbé passaram pelo procedimento, índice considerado preocupante pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio Grande do Sul. O prazo determinado pela Justiça Eleitoral encerra no dia 13 de novembro. Quem não realizar o serviço terá o Título Eleitoral cancelado e ficará sujeito a alguns impedimentos como de obter Passaporte e Carteira de Identidade ou de inscrever-se em concurso ou prova para cargo ou função pública, ou ainda de renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo. Além disso, ficará impedido de receber benefícios sociais, como o Bolsa Família, dificuldades para obter empréstimos em bancos oficiais e participar de concorrência pública ou administrativa.

 

Até o dia 13 de novembro, para facilitar o acesso ao serviço, a Prefeitura fez parceria com a Justiça Eleitoral e disponibiliza um ponto de atendimento onde é possível fazer o cadastramento, junto ao Prédio Anexo I da Prefeitura (Avenida Paraguassú, 2017, Centro). O local funciona as 9h às 11h e das 14h às 18h, de segunda à sexta-feira. O serviço é feito apenas por agendamento pela internet (www.tre-rs.jus.br). Para quem não tiver condições de acessar a rede, o serviço é disponibilizado pela agência do Sine, no mesmo prédio, com horário diferenciado, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 18h. O local oferece quatro computadores para o cidadão acessar a internet. Basta levar um documento com foto para realizar o agendamento.

 

Conforme o chefe do Cartório Eleitoral da 110ª Zona Eleitoral do RS, Paulo Roberto Framil Fernandes, após o agendamento, os documentos necessários para o procedimento são comprovante de residência (água, luz, telefone) e documento oficial com foto: “Não deixe para a última hora, aproveite para fazer agora seu cadastramento biométrico. Quem deixar para a última hora encontrará problemas, como filas e demora no atendimento. Não haverá prorrogação, após o dia 13 de novembro, quem não fazer terá seu título cancelado automaticamente. As pessoas têm que ter noção disso, aquelas que acham que vão deixar para o final terão sérios transtornos”, alertou Framil. 


Texto: Ronaldo Berwanger

Fotos

OUT - Biometria Tramandaí Uma imagem na galeria

Foto:
Prefeitura de Imbé
Av. Paraguassú, 1144 - Centro
(51) 3627-8200 / 3627-8500