Editorias
Quinta-feira, 10 de Maio de 2018 16:46 - Educação

Ações na educação dão reconhecimento da Assembleia Legislativa a Imbé

Educação em Imbé recebeu reconhecimento da Assembleia Foto: Ronaldo Quadrado Educação em Imbé recebeu reconhecimento da Assembleia

As ações revolucionárias na educação de Imbé chamaram atenção na Assembleia Legislativa. O deputado estadual Zé Nunes (PT) homenageou a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) com a Medalha da 54ª Legislatura da Assembleia Legislativa. A cerimônia foi realizada na tarde desta quarta-feira (9), durante a abertura oficial da Exposição Educação Transformadora e Revolucionária: 30 Anos de emancipação, cinco anos de gestão, fazendo mais e fazendo melhor, que vai até sexta-feira (11), no saguão do Parlamento gaúcho.

 

A secretária Joselaine Cardoso, destacou a importância de sua equipe para a conquista dessa honraria. “Temos muita gente que trabalha por isso. São pessoas qualificadas, comprometidas, dedicadas que fazem a diferença. Nossos projeto não é utopia, é de verdade e conta com coordenadores, professores, funcionários pais e alunos. É uma conquista da comunidade escolar”, declarou.

 

O prefeito Pierre Emerim contou que com muito planejamento, comprometimento e dedicação, é possível construir um projeto de ponta para a educação. “Sempre é possível mudar um quadro negativo, especialmente nesta área. Em Imbé, provamos isso, e estamos fazendo a diferença, e a revolução na educação já está consolidada”, disse.

 

“Um projeto educacional tão rico como o do município de Imbé nos deixa muito orgulhos e cheios de esperança que é possível fazer a diferença. Prioridade é a palavra-chave. É um projeto concreto e real”, destacou o parlamentar autor da proposta.

 

Representando a Unesco, responsável pelas 10 certificações internacionais concedidas a Imbé, a coordenadora do Peaunesco no RS, Maria Madalena Uliana, lembrou que os destaques são feitos anualmente. “Imbé é exemplo a como a educação deve ser tratada. No país, são mil escolas certificadas. No Rio Grande do Sul, 382. Imbé é município com maior destaque, porque eles compreenderam que educação não é trabalho, e sim uma missão”, destacou.

 

A escola

 

Currículo, introdução de novas tecnologias, recuperação física das escolas, construção de oito novas escolas, cobrindo 98% da demanda de educação infantil, e valorização profissional são as referências. O Ministério da Educação outorgou ao município o Selo Município Livre do Analfabetismo, pelo cumprimento da meta de universalizar a alfabetização. O Tribunal de Contas do Estado realizou um amplo estudo nas cidades gaúchas enfatizando o percentual de atendimento das ofertas de vagas nas escolas públicas de Educação Infantil. O levantamento informa que Imbé é a primeira colocada entre as cidades do Litoral Norte e a 32ª em todo RS, deixando para trás 465 municípios. Na Educação Infantil, possui 1187 alunos, na Educação fundamental, conta com 3.011.

 


 

TEXTO: Leandro Luz

 

Prefeitura de Imbé
Av. Paraguassú, 1144 - Centro
(51) 3627-8200 / 3627-8500