Editorias
Terça-feira, 05 de Dezembro de 2017 11:27 - Meio Ambiente, Pesca, Proteção Animal e Agricultura

Fiscalização Ambiental tem plantão para coibir descarte irregular de resíduos

Fiscalização Ambiental atendeu denúncias neste fim de semana Foto: SEMMAP Fiscalização Ambiental atendeu denúncias neste fim de semana

A Prefeitura de Imbé, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Pesca (SEMMAPA), está fechando o cerco contra o descarte irregular de resíduos em terrenos e em vias públicas. Equipes do setor de Fiscalização Ambiental percorreram ruas e avenidas do município neste fim de semana para averiguar denúncias e autuar infratores.

 

A partir de agora, explica o prefeito Pierre Emerim, o município intensificará as ações de combate ao descarte irregular. A SEMMAPA passará a atender com um telefone de plantão para acompanhar as denúncias.

 

Vale lembrar que o município possui uma Central de Triagem de Resíduos de Construção Civil, que fica na Rua Machado de Assis, ao lado da EMEF Norberto Martinho Cardoso, no bairro Nova Nordeste. O local, que recebe somente resíduos gerados em Imbé, funciona de segunda a sexta, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 19h. Nos sábados e domingos o horário é das 13h30 às 19h.

 

Segundo o biólogo Pedro Terra Leite, a Central recebe resíduos da classe A (recicláveis da construção civil, inertes, como tijolos e solos de terraplanagem), classe B (recicláveis para outros fins, como plástico e papel), classe C (resíduos que ainda não são recicláveis, como gesso), classe D (resíduos perigosos oriundos da construção civil, como óleo e solventes) e resíduos provenientes de poda, além de pneus inteiros ou devidamente ensacados, colchões e sofás inutilizados. “Já materiais como baterias, pilhas e resíduos industriais (como esquadrias e metais não recicláveis) tem o descarte proibido neste local”, complementa.

 

Os caminhões acima de 4m³ pagam o valor de R$ 68,47 por descarte e para tele-entulho há o pagamento de uma taxa diferenciada. Descartes de até 1m³ eventuais são isentos de pagamento.

 

Denúncias e orientações sobre descarte de resíduos podem ser feitas através de ligações ou mensagens no Whatsapp, pelo número (51) 99999-2288, e também pela página da SEMMAPA no Facebook.

 

As denúncias também podem ser registradas na Ouvidoria Municipal, no Prédio Anexo I, de segunda a sexta, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 18h, pelo telefone 3627-8243 ou através do e-mail ouvidoria@imbe.rs.gov.br.

 


 

TEXTO: Talis Ramon

 

Prefeitura de Imbé
Av. Paraguassú, 1144 - Centro
(51) 3627-8200 / 3627-8500